Carpaccio de carne com rúcula e Grana Padano

carpaccio_carne_rucula

 

Tempo de preparo: 15 min
Rendimento: 4 porções
Ingredientes para o carpaccio
Carne – filé ou lombo de carne 400 gr
Grana Padano – em flocos 100 gr
Rúcula – 100 gr
Para o molho citronette
Limões – 2 unidades
Pimenta – moída na hora a gosto
Azeite de oliva – 100 ml
Sal – a gosto
PREPARAÇÃO:
Prepare o molho citronette espremendo limões e colocando o sumo filtrado em uma bacia: adicionar o azeite, sal e pimenta, em seguida emulsionar o molho com a ajuda de um garfo.
Se você ainda não comprou as fatias prontas para carpaccio mas optaram por uma peça inteira de picanha, retire todas as costelas, cartilagem ou gordura conseguir um bom pedaço de picanha fina de forma cilíndrica e o peso final de 400 g . Se em casa você não tem um fatiador, você deve fazer comprar a carne finamente cortada no açougue.
Depois de cortar a carne em fatias finas, dividir e colocá-los em quatro pratos, polvilhe cada prato com o molho citronette, em seguida, polvilhe cada prato com folhas de rúcula 25 g e 25 g ou Parmigiano Grana.
Se você quiser um molho próprio e maior sabor a carne, deixe marinar por cerca de dez minutos (ou mais, a gosto) em um refrigerador. Procedendo desta maneira, no entanto, sabe que a carne perde a sua cor natural, cor de rosa, que dá forma à cor da carne cozinhada.
Depois de marinar tempo, retire o carpaccio da geladeira, adicione a rúcula, parmesão e sirva, com pimenta, azeite e sal, de modo que as pessoas possam adicionar mais tempero a gosto.
CONSELHO: Se você quiser, também pode adicionar ao molho de mostarda colher citronette 1 ou maionese.
CURIOSIDADE: Giuseppe Cipriani, fundador do carpaccio, criou um molho especial para Vidros as fatias finas de carne que em comum é chamado de “salsa carpaccio.”
Você pode preparar este molho do carpaccio misturando cerca de 200 ml de maionese (de preferência feito em casa), 1 a 2 colheres de chá de molho inglês, 1 colher de chá de suco de limão, 3 colheres de sopa de pimenta leite, sal e recém-branco.