Risoto de Linguiça de Porco Preto

RISOTO DE LINGUIÇA DE PORCO PRETO
INGREDIENTES:
300g de arroz arbóreo
200g de linguiça
200g de alho poró bem picadinho.
1,2 litros de água
2 cubos de caldo de carne
1 cebola grande picada
2 colheres de sopa de manteiga Elle & Vire
150 ml de vinho branco seco
Sal a gosto
PREPARO 1: Corte a linguiça em rodelas finas, pique a cebola e o alho poró bem fininho e reserve.
PREPARO 2: Leve ao fogo uma panela, coloque a água , o caldo de carne, a linguiça em rodelas e deixe ferver por três minutos.
PREPARO 3: Leve ao fogo uma panela de tamanho médio, coloque metade da manteiga e um fio de azeite, acrescente a cebola picada, o arroz arbóreo e mexa até o arroz ficar levemente esbranquiçado. Com uma concha, transfira toda a linguiça com um pouquinho de caldo e continue mexendo, coloque o vinho e continue mexendo, acrescente o caldo da linguiça aos poucos, até perceber que o arroz esteja no cozimento que você deseja. Acrescente o restante da manteiga, o alho poró, verifique o sal e ajuste a suculência com o caldo da linguiça. Desligue o fogo e sirva quente.
Dica: Durante o cozimento use sempre fogo médio, o alho poró deve ter um cozimento de dois minutos em média, não pare de mexer e nunca deixe secar. Regue aos poucos e sempre.
Obs: O ponto ideal do risoto é quando os grãos de arroz estão macios com o miolo interno um pouquinho duro. Pode ser que sobre um pouquinho de caldo. Não recomendamos medidas exatas, porque o resultado varia para tipos de panela e fogo.
Receita: Frankitchen